Quem Somos


O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana – criado no ano de 2005, é uma autarquia municipal, com personalidade jurídica própria, dispondo assim de autonomia administrativa, financeira e técnica. Desde a sua implantação, por meio da Lei 1.925/05, o SAAE oferece à população serviços que resultem na real melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos houve um aumento na expectativa de vida do brasileiro, como também uma considerável queda da taxa de mortalidade infantil. De acordo com o instituto, esses números foram alcançados a partir de políticas públicas de saúde, ressaltando o saneamento básico, especialmente o tratamento de água e do esgoto sanitário doméstico.

O SAAE trouxe um novo ‘divisor de águas’ entre o quase artesanal sistema de captação, tratamento e distribuição de água, praticado até a sua implantação, em relação a uma moderna gestão dos recursos hídricos. Isso significou direcionar as ações a partir de um diagnóstico científico da realidade do município, com propostas definidas para execução a curto, médio e longo prazo. Mesmo o poder público já oferecendo os serviços de tratamento da água para boa parte da cidade antes da chegada do SAAE, as ações não tinha como base um projeto técnico criterioso que permitisse a ampliação e/ou remanejamento dos serviços conforme as necessidades da população.

O novo órgão, como instrumento dotado de avançada tecnologia e dentro de uma nova concepção política para o setor, tem suas ações norteadas pelo Plano Diretor de Tratamento de Água e pelo Plano Diretor de Coleta e Tratamento de Esgoto, com projeções para os próximos 20 anos. Com um quadro funcional composto de profissionais capacitados, o SAAE, hoje, possuí uma equipe altamente técnica com autonomia administrativa para operar o complexo sistema de captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento do esgoto sanitário. De forma sustentável, o SAAE oferece soluções em saneamento com qualidade, o que resulta na melhoria da saúde pública e no bem estar do cidadão. Tudo isso a partir da ótica de um desenvolvimento social integrado ao meio ambiente.

A chegada do SAAE em Mariana também corrigiu uma distorção na imagem da cidade junto aos governos estadual e federal. A instalação do novo órgão comprovou a essas autoridades que o município detém um serviço de tratamento de água e esgoto organizado, e, desta forma, adequado às orientações da Agência Nacional das Águas (ANA), portanto, apto a receber verbas públicas estaduais e federais, que vão se somar aos recursos próprios, destinados à área de saneamento.

O SAAE não surgiu como num passe de mágica. Sua criação teve a participação efetiva da população, que participou das discussões antes da apresentação do projeto, realizada em uma audiência pública no de 2005, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Social (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Mariana. Especialistas da área e técnicos da Fundação Nacional de Saúde mostraram estudos e um diagnóstico de Mariana, apontando a criação de uma autarquia como a melhor forma para gestão das águas.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana – SAAE – é um promotor de ações diretas em prol da saúde da população. Ele também atua na preservação da natureza, contribui para o crescimento ordenado da cidade, reduz os custos de operação e manutenção, além, é claro, de oferecer, universalmente, uma água de qualidade e em quantidade sem interrupções.






Lei Municipal nº1.925/2005.
CNPJ: 07.711.512/0001-05
Rua José Raimundo Figueiredo, 580, São Cristóvão

Horário de atendimento:
↛ De Segunda a Sexta
telefone: 7h às 16h / presencial: 7h às 12h e 13h às 16h
↛ Sábados, Domingos e Feriados
telefone: 7h às 11h e 12h às 16h

comunicacao@saaemariana.mg.gov.br
Telefone:
115 ou 31 3557-9300

© 2022
Desenvolvido por
Masterix Assessoria Comunicação e Sistemas