Modernização e inovações no saneamento básico de Mariana
No mês de outubro, o diretor-executivo do SAAE Mariana, Valdeci Fernandes, se reuniu com representantes da Samarco e da start-up de inovações ecológicas e sustentáveis, Lia Marinha, com vistas a modernizar o saneamento básico e contribuir com o desenvolvimento ambiental de Mariana e de seus distritos.
Cuidar do bem natural mais precioso, a água, é uma das principais missões da autarquia municipal de saneamento básico, que com ações diárias proporcionam avanços no tratamento da água e do esgotamento sanitário doméstico, resultando em uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos do município. Alinhada com tais valores e como parceiro importante do SAAE Mariana nessa busca, a população detêm o poder de auxiliar na preservação deste recurso, de modo a limitar e evitar o gasto irracional e permitir com que as próximas gerações possam usufruir dessa fonte de vida. A água é responsabilidade de todos.
O distrito de Camargos, de suma importância para a paisagem cultural e que compõem a riqueza histórica de Mariana, foi escolhido como o primeiro polo a receber estudos para a implementação do novo modelo sustentável de políticas públicas de saúde de saneamento básico. A seleção da localidade é baseada nas características territoriais e no reduzido número de moradores, e será a primeira área a ter 100% do esgoto doméstico tratado, impulsionando o ecoturismo local.
Os pilares dessa parceria para a tomada de decisões estratégicas para um impacto socioambiental positivo, viabilizando o acesso à água e ressaltando uma gestão sustentável dos recursos hídricos, se concentram em: eficiência, a não utilização de energia elétrica e de produtos nas etapas de tratamento. Ademais, as premissas, além de atender às normas da ONU, abrangem um ponto diferencial e definitivo: o processo de criação de interatividade entre as instituições e os habitantes das localidades. Ao traçar um plano de decisões ideais para tal finalidade, serão aplicados quatro alicerces para a efetivação dos projetos: modelo de informação, mapa de impacto, avaliação e decisão orientada por dados e o engajamento social da comunidade.
A transparência em suas intervenções é um dos compromissos do SAAE com a população e uma questão tratada com muito cuidado pela autarquia. Integrada a essa perspectiva, o modelo será referência também no que diz respeito ao gerenciamento compartilhado das obras e na obtenção rápida de informações acerca dessas ações.
O planejamento respeita outras duas etapas: o envio aos residentes do Termo de Compromisso e do Termo de Aceitabilidade da realização da operação, o que justifica a adesão e possibilita o início das atividades.
Com essas ações, o SAAE Mariana se torna precursor em inovações no saneamento básico e provedor de melhorias na qualidade de vida dos habitantes da primeira capital de Minas Gerais.
SAAE Mariana: Transparência é o nosso compromisso.