Na última segunda-feira, 7 de julho, aconteceu na Câmara Municipal de Mariana a prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano de 2025, abrangendo o período de janeiro á abril. O diretor executivo, Ronaldo Camêlo, elencou os principais tópicos para a reunião. Foram abordados temas que dizem respeito aos seguintes setores: Recursos Humanos, despesas com pessoal, receita orçamentária, investimentos, principais fornecedores, custo com frota, ouvidoria, qualidade de água, resumo executivo. No geral, um resumo das ações de maior relevância realizadas pelo SAAE Mariana.
Os principais investimentos da autarquia nesse período foram: Inauguração da Elevatória do Gogô, que contempla ainda o reservatório de 1 milhão de litros e abastece toda a parte alta do Rosário, projeto de hidrometração, reconstrução de barragens, extensão e novas implementações de redes de água e esgoto, perfurações de novos poços artesianos, substituição de encanamentos e revitalização das ETAs. Totalizando aproximadamente 2,33 mi em investimentos em melhorias para atender a população. A Ouvidoria recebeu quase 10 mil solicitações nesse período, das quais 78% foram respondidas.
Em relação à qualidade da água distribuída, foram aproximadamente 1 bilhão 78 milhões e 840 mil litros tratados pela ETAs e 55 mil análises fisio químicas e microbiológicas realizadas entre janeiro e abril. Além disso, a equipe responsável pela hidrometração na cidade de Mariana realizou 5.329 instalações, até 30/04. A expectativa é que até o fim do ano de 2025, pelo menos 80% da cidade esteja hidrometrada.
Ao final da reunião, o diretor executivo esclareceu dúvidas do vereador Marcelo Macedo e se colocou à disposição para atender às demandas da população da sede e distritos de Mariana. A audiência pública está disponível nos canais de comunicação da Câmara Municipal.