O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Mariana vem enfrentando diversos problemas relacionados às ligações clandestinas na cidade. Conhecidas como “gatos”, essas intervenções ilegais nas redes de abastecimento têm causado prejuízos ao sistema e afetado diretamente a distribuição de água em vários bairros do município.
As ligações clandestinas são quando moradores realizam conexões irregulares nas tubulações da rede pública, desviando a água para outros locais sem regularização fundiária. Essa prática, além de ilegal, provoca desequilíbrio no abastecimento, reduz a pressão nas redes e compromete o fornecimento em áreas regulares.
Com o problema do déficit habitacional no município essa situação é agravada pelo crescimento desordenado das ocupações irregulares. A expansão da cidade sem planejamento favorece a realização dessas ligações de forma rápida e inadequada, o que aumenta o risco de danos à estrutura e desperdício de água, afetando não somente os trabalhos da autarquia, como também o fornecimento de água, principalmente nos períodos de estiagem. Além disso, essas práticas são consideradas crime, conforme o Código Penal Brasileiro.
O SAAE Mariana reforça que atos de vandalismo e ligações clandestinas prejudicam o serviço de abastecimento, comprometem a qualidade da água e podem gerar prejuízos para todos.
Para realizar uma ligação de água de forma regular, deve-se procurar o setor comercial do SAAE Mariana pelos telefones (31) 3557-9300 ou 115, ou ir presencialmente no setor Comercial localizado na Rua Antônio Olinto, nº 34, Centro.

