SAAE Mariana realiza alerta acerca dos períodos chuvosos

Durante o período de chuvas, a manutenção das redes de água e das redes coletoras torna-se fundamental para garantir que o abastecimento ocorra com normalidade em toda a cidade de Mariana.

Como no período de estiagem há falta d’água, o excesso de chuva também pode gerar problemas para o sistema de abastecimento. As primeiras chuvas, por exemplo, carregam diversos poluentes acumulados nas barragens e captações, como poeira e fuligem que acabam contaminando a água e a deixando turva ao chegar às estações de tratamento.

Para assegurar que a população receba água dentro dos padrões de qualidade exigidos pelas agências reguladoras, é necessário realizar o descarte dessas primeiras águas. Essa medida evita que os poluentes cheguem ao sistema de tratamento e o sobrecarreguem. No entanto, o descarte pode afetar temporariamente o abastecimento, exigindo que o SAAE realize manobras de redistribuição para minimizar os impactos à população.

Além das alterações na qualidade da água, o volume intenso de chuvas também pode provocar quedas de energia e danos a equipamentos, gerando a necessidade de manutenções emergenciais no sistema. Quando isso ocorre, o abastecimento é diretamente afetado até que o fornecimento de energia seja restabelecido e os reparos sejam concluídos.

Outro ponto importante do período chuvoso é o cuidado com a rede de esgoto. O descarte incorreto e as ligações da rede pluvial na de esgoto causam sobrecarga nas redes coletoras, o que pode resultar em obstruções e até no retorno do esgoto para as residências.

Essas diversas frentes de manutenção acontecem simultaneamente em vários pontos da cidade, o que sobrecarrega os serviços executados pela autarquia e impacta diretamente o fornecimento de água.

Mesmo diante desses desafios, o SAAE Mariana segue trabalhando intensamente durante o período chuvoso, com manutenções programadas, dedicação das equipes de limpeza e ações de conscientização junto à população.