Na tarde de quinta-feira, dia 07 de novembro, uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Mariana, identificou um ato de vandalismo na adutora da ETA Sul. Este incidente foi o mais recente entre uma série de ocorrências registradas no mês de outubro.
Equipes do SAAE Mariana foram acionadas e realizaram uma manutenção emergencial na rede da adutora durante o período da tarde desta quinta-feira. Devido a ação, o abastecimento de alguns bairros do município foram afetados, como o Centro, Santo Antônio, São Gonçalo, além de algumas ruas da cidade, como a Rua Wenceslau Braz e Bom Jesus. O fornecimento de água foi restabelecido somente após as 16h.
Esse não foi o primeiro caso de vandalismo, foram registrados mais dois atos no último mês de outubro. O primeiro incidente ocorreu no dia 15 de outubro na adutora da Serrinha, que ocasionou em uma significativa baixa no nível de vazão da ETA Sul. Equipes do SAAE realizaram uma manutenção emergencial devido à depredação na rede de água.
O segundo caso ocorreu no dia 21 de outubro, na Elevatória Cristal, devido a um furto no registro de manobra, que ocasionou no comprometimento do abastecimento. A polícia civil foi acionada, e um Boletim de Ocorrência foi realizado. A Elevatória Cristal, que abastece os bairros Estrela do Sul, Vila Aparecida, Colina, São Sebastião e Barro Preto, precisou ter o seu abastecimento interrompido para a realização dos devidos reparos.
O SAAE Mariana reforça a importância de denunciar qualquer ato de vandalismo para preservar o serviço público.