Por vezes, ao abrirmos a torneira, nos deparamos com a água saindo de uma maneira inusitada, com a coloração esbranquiçada e aparência leitosa. Um mito comum é acreditarmos que essa água está com muito cloro ou algum outro produto químico usado para purificá-la.
No entanto, apesar de comum, essa afirmação não é verdadeira, esse aspecto não significa que a água não está apropriada para o consumo.
O SAAE Mariana conversou com os setores de química e de tratamento para entender melhor esse fenômeno.
A razão pela qual a água fica com essa aparência esbranquiçada é devido a pressão exercida nela enquanto percorre as tubulações, em especial quando o abastecimento é interrompido por qualquer motivo.
Esse efeito físico, se dá pela presença de ar na tubulação durante a limpeza ou a manutenção. Então, quando a água retorna ao tubo e é pressurizada, em conjunto com o turbilhonamento na linha, faz com que o ar se misture, formando microbolhas na água, gerando essa aparência nebulosa.
Um detalhe importante é que o cloro é utilizado na água para garantir que ela esteja livre de microorganismos capazes de causar algum tipo de doença, e chegue potável até a sua casa.
Além disso, o cloro adicionado ao tratamento de água é incolor, assim, não é possível que ele deixe a água branca.
Portanto, essa água pode ser consumida sem problemas. Essas microbolhas são dissolvidas no ar em alguns minutos e não causam mal algum ao nosso organismo.
Se preferir, você pode encher um recipiente com a água e deixá-la repousar por alguns minutos, assim será possível perceber que esse aspecto sumirá e a água retornará à sua forma tradicional.
Vale lembrar que, em caso de dúvidas ou alterações na água, é importante sempre reportar aos canais de atendimento do SAAE Mariana, visando sempre nos deixar cientes de tudo que acontece com o abastecimento no município.
Para conversar com o SAAE é muito simples, basta entrar em contato com o setor Comercial, através dos números: 115 ou 3557-9300.