Em contato com a IILA (Organizzazione Internazionale Italo-latino Americana), o Diretor-executivo do SAAE Mariana, Valdeci Fernandes, iniciou o processo de resgate e aproveitamento de recursos não empregados anteriormente, para o desenvolvimento do saneamento básico dos distritos de Águas Claras e Cachoeira do Brumado, por meio da instalação de 53 BioETEs nas localidades.
As BioETEs são micro-estações de tratamento de esgoto, que substituem a fossa e o filtro, e promovem maior eficácia no processo, menor custo de manutenção e não faz uso de energia elétrica.
A princípio, o recurso seria aplicado no distrito de Camargos, de suma importância para a paisagem cultural e que compõem a riqueza histórica de Mariana. A localidade teria sido escolhida como o primeiro polo a receber estudos para a implementação do novo modelo sustentável de saneamento básico. A seleção da localidade é baseada nas características territoriais e no reduzido número de moradores, e será uma das primeiras áreas a ter o apoio do esgoto doméstico tratado, impulsionando o ecoturismo local. Em decorrência de uma ação de esgotamento sanitário, realizada pela empresa mineradora Vale, o recurso será destinado à instalação das BioETEs em Águas Claras ou Cachoeira do Brumado.
A fim de ajustar os pormenores e alinhar os próximos passos do processo de instalação das BioETEs, Valdeci Fernandes irá realizar, no dia 06 de fevereiro, um novo compromisso com o prefeito de Mariana, a Deputada italiana, Renata Bueno e os representantes da organização italiana IILA.
Com essas ações, o SAAE Mariana reforça a influência do saneamento básico como aliado e alicerce importante para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município e de seus distritos.
SAAE Mariana: Transparência é o nosso compromisso.